top of page

O que fazer em Lisboa

  • carona1724
  • 20 de fev. de 2023
  • 22 min de leitura

Atualizado: 28 de mai. de 2024

A capital de Portugal é cheia de encantos, com suas ladeiras chamativas, bondinhos históricos, mirantes deslumbrantes e bastante cultura para vivenciar, além de contar com uma incrível gastronomia. Lisboa é uma excelente opção para quem quer conhecer a Europa gastando menos e não ter que se preocupar com a comunicação, pois o nosso português para o deles é muito parecido.

Vem de CaroNa e já anota as informações importantes para poder planejar sua viagem.


Idioma

Português


Moeda

Euro


Quando ir

A temperatura no inverno é bem agradável, tornando assim a cidade uma ótima opção para turismo o ano inteiro. O inverno é um pouco chuvoso, então fique atento a isso na hora de se planejar, esteja sempre preparado para uma eventual chuva.

No verão a luz do dia dura mais tempo, podendo assim aproveitar ainda mais a cidade.

Fora a temperatura, leve em consideração que primavera e outono são épocas fora da alta temporada, tende a ser mais tranquilo os pontos turísticos e os hotéis ficam mais baratos.


Máximas e Mínimas

Primavera 22°C – 10°C

Verão 28°C – 18°C

Outono 26°C – 12°C

Inverno 16°C – 8°C


Como chegar

Existem voos diretos saindo de São Paulo para Lisboa com duração de aproximadamente 10 horas, feitos pela companhia área Tap Air Portugal ou outras companhias aéreas que fazem conexão na Europa.



Primeiro dia

Dedicamos este dia para conhecer o Município de Sintra, onde ficam os famosos castelos, assim como o Palácio de Queluz, que fica no meio do caminho entre Lisboa e Sintra.


Palácio Nacional e Jardins de Queluz

Pegando um trem, chamado de comboio em Portugal, saindo de Lisboa (estação do Rocio) sentido Sintra, com um preço bem amigável de 2,30 euros. São apenas 15 km até a parada na estação Queluz-Belas, mais 10 minutos andando, você chega no palácio onde morou a família real antes da vinda para o Brasil.

Nesse palácio você vai poder conhecer os aposentos de Carlota Joaquina e D. Pedro I, admirar a belíssima construção do século XVIII. O palácio é construído no estilo clássico-barroco, as dependências enfeitadas com muito ouro, provavelmente uma parte advinda do Brasil.

Depois de conhecer o interior, você vai poder passear pelos agradáveis jardins de Queluz. Um jardim repleto de esculturas e desenhos formados milimetricamente com arbustos e árvores, fontes feitas com o tradicional azulejo de Portugal, belíssimos por sinal!

Se quiser visitar somente o jardim, também é possível pagar a metade do valor do ingresso.

Terminando o passeio é só voltar para a estação e pegar o mesmo trem para continuar até Sintra.

Palácio Nacional e Jardins de Queluz
Jardins de Queluz

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h às 18h Atenção: Último acesso 30 minutos antes do encerramento.

Preço: 10 Euros

Endereço: Largo Palácio de Queluz, 2745-191 Queluz, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Quinta da Regaleira

Chegando de trem em Sintra, na estação de mesmo nome, você fará uma caminhada de 20 min até este lugar exótico. A construção tem influência maçônica, alquimista, templária e rosa-cruz. Com arquitetura renascentista, gótica e romântica, o palácio é cheio de labirintos, passagens secretas, fontes e pontes, deixando esse lugar mágico.

Um dos pontos altos do castelo é o Poço Iniciático, composto por um poço profundo cercado por galerias subterrâneas e uma escada em formato espiral que se alcança o fundo, recebeu este nome por acreditar-se que fazia parte do rito inicial dos maçons.

Para conseguir conhecer todos os cantinhos exóticos desse lugar excêntrico, aventure-se pelos jardins. Para os amantes de fotos, cada passo é um flash!

Diferente de tudo que já vimos, esse castelo traz uma autenticidade única, passeio imperdível se você for para Sintra.

Quinta da Regaleira
Poço Iniciático

Horário de funcionamento: Outubro a Março das 10h às 18h30 | Abril a Setembro das 10h às 19h30 Atenção: último acesso 17h30 mesmo nos meses que vai até mais tarde.

Fechado nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.

Preço: 10 euros (Gratuito para menores de 5 anos, maiores de 80 anos e deficientes)

Acima de 65 paga metade do preço

Endereço: R. Barbosa du Bocage 5, 2710-567 Sintra, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Castelo dos Mouros

Fundada no período da ocupação dos mulçumanos na península ibérica, as muralhas que datam do século X, é outra atração imperdível de Sintra. Com vista privilegiada para a costa atlântica, você vai conseguir observar o famoso Palácio da Pena. Mas para chegar no castelo dos Mouros, é necessário pegar o ônibus 434 Circuito da Pena no centro da vila, ele faz o percurso dos castelos, a passagem é 2,4 euros e compensa demais, pois a caminhada até os Mouros é bastante difícil. É melhor poupar energia, pois dentro da própria fortaleza vai ser preciso subir muitas escadas para chegar no ponto mais alto das ruínas, lá em cima você vai poder apreciar uma vista incrível da cidade.

Castelo dos Mouros

Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h30 às 18h30

Atenção: último acesso às 18h, entre 12h e 13h a bilheteria não está funcionando, só tem acesso quem comprou ingresso antecipado.

Preço: 8 euros.

Para menores de 18 anos e maiores de 65 pagam somente 6,5 Euros.

Nossa avaliação

Caro:




Na:




Palácio Nacional da Pena

Saindo do castelo dos Mouros, pega-se novamente o 434 e segue para próxima parada. Pela quantidade de subidas e descidas, vale a pena pegar ônibus. Quando chegar no portão do palácio, outro ônibus vai te levar 700m para cima, na entrada do palácio mesmo. Quando chegar lá, você pode avaliar se é capaz de subir tudo sozinho ou não, recomendamos pegar o transfer.

O palácio é do século XIX, expressão do romantismo na arquitetura, precursor deste estilo de construção na Europa, o castelo traz cor à montanha, com uma visão ímpar da região de Sintra. Classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995, em 2007 foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal.

Pode-se visitar somente o parque, ou seja, os arredores do palácio, ou incluir o seu interior. Na parte de dentro você vai poder apreciar os móveis, utensílios, salões e observar os costumes da época, um verdadeiro mergulho pela história.

No parque, existem algumas trilhas que podem ser feitas. Nos portões da entrada você pode pegar o mapa para orientar-se nas caminhadas. Uma das trilhas, te levará ao ponto mais alto da serra, Cruz Alta. Um jardim muito bem cuidado, seguindo o estilo romântico do palácio, é o local perfeito para uma vista incrível do palácio da Pena. Tudo isto com apenas 10 minutos de caminhada, digo, subida!!!

Vista externa do Palácio Nacional da Pena
Palácio Nacional da Pena

Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h30 às 18h30

Parque: todos os dias das 09h às 19h

Atenção: último acesso 18h

Preço: Palácio e Parque: 14 Euros

Somente Parque: 7,5 Euros

Endereço: Estrada da Pena, 2710-609 Sintra, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:







Segundo dia


Cascais

Nesse caso a dica de visita é uma região próxima de Lisboa, 30 minutos aproximadamente do Cais de Sodré de trem (comboio). Uma região linda e agradável para aproveitar o ar livre com a família. É perfeita no verão para quem gosta de curtir praias e excelente no inverno para quem aprecia passeios menos tumultuados.

Caminhe pelas ruas charmosas do centrinho, explorando o comércio local, você vai encontrar diversos bares, restaurantes e lojas. Além de várias opções de praias para desfrutar, dependendo do seu gosto. Se tiver vontade de conhecer museus, palácios e histórias locais, existe um passe que inclui mais de 10 atrações da cidade, por apenas 13 Euros, recomendamos.

O passeio mais comum é alugar uma bicicleta e pedalar até a Boca do Inferno, uma formação rochosa que de tanto a água do mar bater formou uma fenda na pedra, leva cerca de 11 minutos para chegar, a vista até lá é incrível. Se você estiver animado e o dia estiver agradável, outra opção interessante é ir até Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente Europeu, apenas 15 minutos da Boca do Inferno. O aluguel da bicicleta para o dia inteiro é em torno de 10 Euros, mas você pode alugar por hora também.

Cascais
Boca do Inferno

Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Bairro de Cascais

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Belém

Passamos uma manhã agradável em Cascais, e na hora do almoço nos deslocamos para a região de Belém, pegando o trem em Cascais, descendo na estação de trem Belém.

Famosa pelo seu pastel de nata e a Torre de Belém, a região tem 3 pontos turísticos que valem muito a visita.


Mosteiro dos Jerónimos

Com uma caminhada breve de 11 minutos da estação de trem, encontra-se o Mosteiro dos Jerónimos. A Construção se iniciou na época do descobrimento do Brasil nos anos de 1501 e 1502, feita no estilo Manuelina, que é uma variação portuguesa da arquitetura gótica.

O mosteiro foi construído conforme o rei D. Manuel I ordenou, uma maneira de eternizar seu governo de glórias alcançadas durante a era das Descobertas, tem até uma parte dedicada ao descobrimento do Brasil.

Considerado o mais importante conjunto monástico de Portugal, se tornou Patrimônio Mundial da Unesco e uma das 7 maravilhas do país.

Tanto seu exterior como interior impressionam pela riqueza de detalhes, um passeio imperdível para quem for para Belém.

Mosteiro dos Jerónimos
Interior do Mosteiro dos Jerónimos

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h30 às 18h (Fechado nas segundas)

Fechado nos dias 1 de Janeiro, domingo de páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Atenção: Último acesso 30 min antes do encerramento e a venda dos bilhetes 1h antes no verão. Já no inverno é 1h30 antes do encerramento.

Preço: 10 Euros

Atenção: Entrada Gratuita nos domingos e feriados até as 14h (se você estiver por lá nesses dias, aproveite para planejar sua visita no período da manhã)

Gratuito para menores de 12 anos e para maiores de 65 anos é a metade do preço.

Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Padrão dos Descobrimentos

Saindo do Mosteiro dos Jerônimos, logo à sua frente está o Jardim da praça do império, atravessando chegamos a margem do rio Tejo, onde está localizado o Padrão do Descobrimento.

Inaugurado em 1960 para homenagear as descobertas portuguesas através dos mares, o monumento é um grande barco com 56 metros de altura, onde pode-se observar figuras importantíssimas como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. São 32 estátuas que rodeiam o monumento, uma brincadeira interessante é tentar adivinhar quem é quem.

Seu interior pode ser acessado, de lá você terá uma vista panorâmica do Rio Tejo no topo da caravela, podendo observar também a Rosa dos Ventos desenhada na calçada em sua frente. Existe uma exposição dentro do monumento que é mudada de tempos em tempos, e ocorre também a exibição de filmes. Pode ser pago a metade do preço para ter acesso apenas às exposições.

Padrão dos Descobrimentos em obra

Horário de funcionamento: Outubro a Fevereiro das 10h às 18h | Março a Setembro das 10h às 17h

Fechado nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio, 24, 25 e 31 de Dezembro.

Atenção: último acesso 30 min antes do encerramento

Preço: 6 Euros

Somente para exposição: 3 Euros

Jovens entre 13 e 25 anos e idosos acima de 65 anos pagam metade do preço.

Endereço: Av. Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação (obs: só visitamos a área externa, pois estava em reforma)

Caro:




Na:





Torre de Belém

Caminhando cerca de 10 minutos a partir do Padrão do Descobrimento, margeando o Rio Tejo, fica uma das maiores atrações turísticas de Portugal, a Torre de Belém.

Construída no século XVI funcionava como fortaleza, e hoje conta com a exibição de vários armamentos medievais.

Composta por 4 andares e um terraço, ela está localizada dentro do rio Tejo, por isso é necessário atravessar uma ponte para ter acesso ao mesmo. No terraço, tem-se uma vista privilegiada e belíssima da ponte 25 de abril. Tanto sua arquitetura interior como exterior impressionam pelo seu estilo de transição entre o medieval e o manuelito. Ela é repleta de simbolismo, já que pode-se observar vários brasões do país, tornando a Torre um monumento fortemente nacionalista. Também é um patrimônio mundial da Unesco.

Torre de Belém
Vista de dentro da Torre de Belém

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h30 às 18h

Fechado nos dias 1 de Janeiro, domingo de páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro

Atenção: Venda do ingresso até as 17h e última entrada às 17h30

Preço: 6 Euros

Maiores de 65 anos pagam metade do preço

Endereço: Av. Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Pastéis de Belém

Aqui a dica não é um ponto turístico, mas o tradicional pastel de nata de Portugal, que pode ser considerado uma atração à parte. O único lugar do mundo onde realmente pode ser chamado de Pastel de Belém é neste lugar, nos outros recintos só podem ser chamados de pastel de nata. Localizado ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, está sempre lotado, todos querem provar o mais tradicional doce de Portugal. Este local é o único que mantém a receita tradicional deste o início do século XIX, feito pelos monges do mosteiro, o segredo da receita é guardado as sete chaves. O local também vende outros doces tradicionais da culinária portuguesa.

Recomendamos muito provar, achamos ele o mais gostoso pastel de nata que provamos na vida.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h às 21h

Nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro fecha às 19h

Preço: 1,10 Euros (unidade do pastel de nata)

Endereço: R. de Belém 84 92, 1300-085 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:







Terceiro dia


Concentramos este dia nas principais atrações do centro de Lisboa, se você quiser realmente conhecer a cidade, saiba que vai precisar encarar as ladeiras.


Praça Martim Moniz/Elétrico 28

Começamos o dia pela praça Martim Moniz, nome dado em homenagem a um fidalgo que ajudou D. Afonso Henriques em suas conquistas. De lá parte o famoso elétrico 28, os típicos bondinhos de Lisboa, mais que isso, eles são a marca registrada da capital portuguesa.

Uma praça cercada por vários comércios, restaurantes multiculturais e claro construções com arquiteturas características da região. Foi nela que pegamos o elétrico em direção ao Miradouro de Santa Luzia. Aviso importante, é um passeio muito turístico, esteja disposto a enfrentar filas para conseguir subir no Elétrico 28, a cada 15 minutos tem um saindo da praça.

Uma única viagem custa 3 euros, mas se você escolher o cartão transporte com duração de 24h, pode entrar e sair quantas vezes quiser e ainda ter acesso ao metrô, ônibus e trem, ilimitado. Ele faz o percurso pelos principais pontos turísticos de Lisboa. Vale muito a pena, pois facilita o deslocamento nas ladeiras além de ser uma atração singular da cidade.

Elétrico 28

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira: 5h40 às 23h30

Sábado: 5h45 às 22h30 | Domingo: 6h45 às 22h30

Preço: 3 Euros uma viagem

Endereço: Praça Martim Moniz

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Miradouro de Santa Luzia

Se tem algo que não falta nesta cidade de ladeiras, são os miradouros, mais conhecidos como mirantes. Com uma vista imperdível da cidade, onde pode-se observar um mar de telhados vermelhos, a imensidão do Rio Tejo, este miradouro ainda é decorado com os típicos azulejos portugueses retratando fatos históricos, no verão ou primavera ainda poderá apreciar as flores lilás. O Miradouro de Santa Luzia é um pedido a fotos lindas e uma imagem que ficará guardada para sempre na memória. Assim como os elétricos, os mirantes são outra marca registrada de Lisboa, não deixe de visitar pelo menos um, porque além de maravilhoso é um passeio gratuito.

Vista do Miradouro de Santa Luzia

Horário de Funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Largo Santa Luzia, 1100-487 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Castelo de São Jorge

Em torno de 6 minutos andando do Miradouro de Santa Luzia, está o famoso Castelo de São Jorge. Sua construção ocorreu no século XI e já serviu como uma fortificação de defesa para a cidade e depois de moradia para a família real portuguesa. Recebeu vários nomes, mas São Jorge veio em homenagem ao padroeiro dos cavaleiros nas cruzadas, durante o governo de D. João I no século XIV. Sua restauração como é visto hoje começou em 1910 e foi concluída em 1940.

Localizado em uma colina, além da imersão histórica na exposição permanente que conta a sua importância para Portugal, você terá também uma vista privilegiada da cidade. Uma das torres é o ponto mais alto de Lisboa, são 11 torres preservadas no total. Se você quiser, pode deixar para comprar o ingresso no local, mesmo nos dias mais cheios a fila anda rápido.

Cerca de 1h e meia é o suficiente para ver tudo que o castelo tem a oferecer, mas não deixe de passear pelas muralhas seculares, apreciar a vista e conhecer um pouco mais dos nossos colonizadores.

Castelo de São Jorge

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 09h às 21h

Atenção: Última entrada às 20h30

Fechado nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro

Preço: 10 Euros (menores de 12 anos não pagam)

De 13 a 25 anos: 5 Euros

Maiores de 65 anos: 8,5 Euros

Endereço: R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Panteão Nacional

Caminhando mais 13 minutos, predominantemente em ruas planas, partindo do Castelo de São Jorge, está nossa próxima atração, que conta mais um pouco da história de Portugal, o Panteão Nacional, com sua imponente construção é impossível não ver de longe. Aproveite esses minutinhos de caminhada para observar as casas, construções e ruas com suas peculiaridades, inclusive o clássico das roupas penduradas nas janelas e varais para secar.

O Panteão Nacional foi criado para homenagear os cidadãos portugueses que foram importantes para a história do país, restos mortais destes encontram-se no local, tem até do jogador de futebol Eusébio da Silva Ferreira. Pedro Alvarez e Camões, apesar de não terem seus túmulos no Panteão, tem placas em suas homenagens, assim como outras figuras ilustres portuguesas.

Outro ponto alto da visita é subir até a cúpula para apreciar a espetacular vista da cidade, além disso pode-se também observar o interior do panteão lá de cima, já que existem várias varandas internas.

Fachada do Panteão Nacional

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 18h (Abril a Setembro) e

10h às 17h (Outubro a Março) fechado nas segundas.

Atenção: Último acesso 20 min antes do encerramento.

Fechado nos dias 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro

Preço: 4 Euros

Endereço: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Sé de Lisboa

Saindo do Panteão mais 17 minutos andando, você chegará na Sé de Lisboa ou Basílica de Santa Maria Maior. Sua construção iniciou em 1147, sendo finalizada somente um século depois, na parte exterior predomina o estilo arquitetônico romântico. Durante o período medieval houve diversas obras, construíram o claustro e a capela em estilo Gótico e a Capela Mor em estilo Barroco. Em 1755, houve um terremoto que destruiu parte da igreja, sendo reconstruída posteriormente.

Seu interior é belíssimo e rico em detalhes, preste atenção no órgão, é impressionante o seu tamanho e quão antigo é o instrumento.

Outra parte importante da Igreja é os seus tesouros, se destacando uma cruz de prata do século XVI do período da União Ibérica e relíquias associadas a São Vicente.

Exterior e interior da igreja da Sé de Lisboa

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 18h (Novembro a Abril)

Segunda, terça, quinta e sexta 09h30 às 19h e quarta e sábado 10h às 18h (Maio a Outubro)

Atenção: Fechado nos domingos e feriados santos para visitação

Preço: 5 Euros (para acesso aos tesouros, naves, coro alto e torre do sino)

Para ver a igreja na parte de oração a entrada é gratuita.

Endereço: Largo da Sé, 1100-585 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Praça do Comércio

A praça mais importante de Lisboa, uma das maiores da Europa, onde ocorreu a entrada do comércio marítimo de Portugal. Em 1511 foi residência real do rei Manuel I, antes de ser destruída pelo terremoto de 1755.

Também conhecida por Terreiro do Paço, é delimitada por 3 lados de construções e o Rio Tejo, onde ficam os departamentos governamentais, hotéis, restaurantes, cafés e várias atividades culturais. No centro da praça existe uma estátua de Dom José I, rei na época do terremoto.

Mas o ponto alto da praça é sem dúvidas o Arco da Rua Augusta, projetada em homenagem a figuras importantes da história do país.

Aproveite para sentar à beira do rio Tejo e apreciar a belíssima vista, enquanto escuta músicos locais tocando.

No final do ano, devido ao natal ocorre um show de luzes natalinas projetadas no Arco, fique atento para ver os dias e horários, pois todo ano acontece alterações.

Não deixe de visitar a praça também à noite, para ver a movimentação dos locais e como ela fica bonita iluminada.

Praça do Comércio
Praça do Comércio - Apresentação de Natal

Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Praça do Comércio MB, 1100-148 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Elevador de Santa Justa

Saindo da praça do Comércio e caminhando aproximadamente 7 minutos chegamos ao elevador de Santa Justa, uma das atrações turísticas únicas de Lisboa, aproveite o caminho para andar pela famosa rua Augusta, observando o comércio e restaurantes. Não deixe de experimentar o famoso pastel (que para nós seria uma espécie de bolinho) de bacalhau com queijo de cabra na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o sabor é incrível.

O elevador na verdade é um meio de transporte público, pois é o modo mais rápido de ir da baixa Lisboa para o Bairro Alto, inclusive, se você tiver o cartão transporte de 24h, pode ser usado para acessar o mesmo, sem pagar a mais por isso. Com 45 metros de altura, sua estrutura lembra a Torre Eiffel, não por acaso, já que o arquiteto que projetou o Elevador era admirador do criador francês. Já lá no topo do elevador, temos mais um dos vários miradouros da cidade, e desta vez a vista é da bela e organizada baixa Lisboa.

Elevador de Santa Justa

Horário de funcionamento: Todos os dias das 07h30 às 23h (Maio a Outubro)

Todos os dias das 7h30 às 21h (Novembro a Abril)

(O elevador sai a cada 15 min)

Preço: 5,3 Euros – acesso a 2 viagens (se não tiver o passe de 24h do transporte público)

Endereço: R. do Ouro, 1150-060 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Museu Arqueológico do Carmo

Após subir o elevador de Santa Justa, logo à frente, encontra-se o Museu Arqueológico do Carmo, onde hoje existem apenas ruínas do que já foi uma grandiosa e belíssima igreja. Construída em 1389 no estilo gótico. O Convento do Carmo foi devastado em um capítulo triste da história de Lisboa, o terremoto de 1755, chegou a competir com a Sé de Lisboa como a principal igreja da cidade. Porém, diferente de outros monumentos históricos que foram reconstruídos após o terremoto, este museu foi conservado como ruínas, para lembrar o registro do ocorrido.

No museu, encontra-se a história de Lisboa através de objetos datados da pré-história até a idade média, uma parte do museu está a céu aberto, ficando igual ao período que ocorreu o terremoto.

Interior do Museu Arqueológico do Carmo

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das10h às 18h (Novembro a Abril)

Segunda a sábado das 10h às 19h (Maio a Outubro)

Fechado aos domingos, 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Preço: 5 Euros

Endereço: Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Time Out Market Lisboa

Localizado no Cais de Sodré, está o mercado gastronômico com mais de 50 opções de quiosques que oferecem comidas e bebidas para todos os gostos e bolsos. Um lugar onde se misturam locais e turistas, é uma excelente pedida tanto para almoço, como happy hour ou jantar. Ambiente animado, onde também ocorrem eventos, shows e workshops de culinária. Não deixe de conhecer este local e experimentar alguma brevidade, vale muito a pena. Se for à noite, aproveite para caminhar à margem do Rio Tejo para observar a vida noturna da região.


Horário de funcionamento: Domingo a quinta das 10h às 24h | Sexta e sábado das 10h à 1h

Preço: Passear no mercado é gratuito

Endereço: Av. 24 de Julho 49, 1200-479 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:







Quarto dia


Parque das Nações

Aqui é onde se encontra a parte moderna de Lisboa, revitalizada em 1998 para receber a Expo Mundial, virou uma atração imperdível da cidade. Neste local, se concentra o shopping Vasco da Gama, o teleférico e o Oceanário. Aproveite para visitar essa região num dia que não esteja chovendo, pois quase tudo tem que ser feito a pé.

O contraste entre o antigo e o moderno é interessantíssimo, a própria Estação de trem do local é um show à parte, se não estiver de carro, provavelmente será a forma como chegará ao lugar, então não deixe de observar a arquitetura moderna e inovadora.

Na região tem um museu de Ciência e Tecnologia, não chegamos a visitar seu interior, mas quem estiver com criança é uma excelente pedida. Funciona todos os dias, exceto na segunda e seu ingresso custa 11 euros, e para crianças de 3 a 11 anos é 8 euros.

Se tiver um tempo e quiser visitar o shopping Vasco da Gama recomendamos, pois os preços em Portugal são muito mais acessíveis que em outros países da Europa. Tem diversas opções de lojas, com marcas europeias conhecidas como Bershka, H&M e até C&A.

Parque das Nações

Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Bairro Parque das Nações

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Oceanário

A cerca de 15 minutos andando da estação oriente, está localizado o Oceanário de Lisboa. Inaugurado durante a Expo 98, com o tema “Os oceanos um patrimônio do futuro” comemorando os 500 anos de descobrimentos dos portugueses. O local conta com diversas espécies de aves, mamíferos e claro habitantes marinhos. Já foi considerado o melhor Oceanário do mundo, além de um “zoológico marinho”, ele conta com diversos cientistas que estudam biologia e oceanografia.

Apesar de sermos contra a exploração de animais como atração, o Oceanário é bem mais que isso, serve como pesquisa e desenvolvimento das vidas marinhas. Com um espaço de mais de vinte mil metros quadrados, conta com mais de 30 aquários e oito mil organismos entre animais e plantas.

Se você estiver com criança é um passeio imperdível, pois além de diversão, ensina o senso de responsabilidade com o meio ambiente.

Os visitantes ficam imersos em tanques enormes, por corredores com pouca luz para observar melhor os aquários, são diversas espécies diferentes, muitas que encontramos nem sabíamos da existência. O objetivo é tentar reproduzir ao máximo o habitat natural de cada espécie, existe até florestas submersas, pinguins e lontras marítimas.

Fachada do Oceanário
Interior do Oceanário

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 20h

Atenção: último acesso às 19h. (Natal, Ano Novo e vésperas, horário fica reduzido).

Preço: 22 Euros

Crianças 3 a 12 anos: 15 euros. (Crianças até 2 anos não pagam)

Maiores de 65 anos: 17 euros

Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Teleférico

Conhecido por Telecabine, é outra atração imperdível da região do Parque das Nações que vale a pena ser feita, em torno de 15 minutos andando do Oceanário até a entrada do teleférico. Você pode optar por pegar o bondinho na estação Norte ou na estação Sul.

O trajeto dura cerca de 10 minutos com um pouco mais de 1 km de percurso e 30 metros de altura, cada cabine tem a capacidade de levar 8 pessoas. A vista de cima é lindíssima, pode-se observar o Rio Tejo e no fundo a ponte Vasco da Gama, entre outras atrações da região.

Também inaugurada durante a Expo 98, se tornou um dos grandes passeios do lugar. Você pode comprar o bilhete de ida e volta, ou apenas ida e aproveitar a volta para caminhar pela região apreciando a paisagem.

Dica: se você terminar o passeio na estação Norte, você encontrará a torre Vasco da Gama, caso queira subir terá uma vista privilegiada da região.

Teleférico

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 11h às 19h (Abril a Setembro)

Todos os dias das 11h às 18h (Outubro a Março)

Atenção: Se houver mal tempo, eles podem ser fechados.

Preço: Só ida 7 Euros (Criança de 3 a 12 anos: 5 Euros)

Ida e volta 9 Euros (Criança de 3 a 12 anos: 6 Euros)

Endereço: Passeio Neptuno 1990, 1990-192 Lisboa, Portugal (Entrada Sul)

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Quinto dia


Nosso 5º dia poderia ser facilmente combinado com o 4° dia, mas como tínhamos esse último dia sobrando resolvemos dar uma desacelerada, acabamos dividindo em 2 dias o que daria pra fazer em 1 dia. Mas como já falamos antes, tudo depende de seu tempo, dinheiro e ritmo para montar o roteiro perfeito para você.


Parque Eduardo VII

Estávamos hospedados bem próximo a este parque, então começamos nosso dia por ele. Antes chamado de parque da Liberdade, seu nome foi trocado em 1903 em homenagem a Eduardo VII da Inglaterra, para reafirmar a aliança entre os dois países.

Com 25 hectares, é um parque muito fácil e gostoso de ser percorrido, bem organizado e limpo, com um belo paisagismo. No final do parque existe um mirante que pode ser utilizado para tirar fotos com o gramado deslumbrante de fundo. Como em quase todo parque, você pode caminhar, apreciar a natureza e observar a vida dos locais. Se tiver tempo sobrando ou estiver próximo a localização, é uma atração que vale ser vista.

Parque Eduardo VII

Horário de Funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Parque Eduardo VII, 1070-051 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Avenida da Liberdade

Saindo do parque Eduardo VII, indo em direção a praça Marquês de Pombal, onde foi construído em homenagem ao governador de Lisboa, inicia a Avenida da Liberdade, uma das mais importantes da capital, com 1100 metros de comprimento. Ela é cercada por jardins enfeitados, calçadas decoradas no estilo português, repleto de restaurantes, bares, cafés e lojas de grife.

Você também vai passar pelo elevador da Glória, um funicular que ajuda a se locomover da Baixa ao bairro Alto, já que esta região da avenida é totalmente plana e para ter acesso na parte superior, pode contar com este ascensor. Ou apenas, como fizemos, tirar uma foto como lembrança desse meio de transporte único de Lisboa.

Esse passeio agradável pode ser feito em qualquer momento do dia ou até a noite, o importante é andar pela avenida e apreciar sua agitação.

Avenida da Liberdade
Elevador da Glória

Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Av. da Liberdade

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Praça dos Restauradores

No final da Avenida da Liberdade, está a praça dos Restauradores. No seu centro foi construído um enorme obelisco com 30 metros de altura para comemorar a libertação do país do domínio espanhol, inaugurado em 1886 pelo rei D. Luís I. Cercado por grandes construções arquitetônicas, inclusive lá existe um posto de informação turística. A região é perfeita também para quem quer comprar souvenirs mais baratos, basta caminhar pelas ruas laterais da praça, você encontrará uma variedade de lojinhas com preços acessíveis.

Praça dos Restauradores

Horário de Funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Praça dos Restauradores 58, 1150-265 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Andar de Tuk-Tuk

Com horas sobrando do nosso dia, aproveitamos para experimentar este meio de transporte famoso no sudeste Asiático, mas também comum em Lisboa. Contratamos uma motorista na região da praça Martim Moniz, a mesma que pegamos o elétrico 28.

Lá negociamos um preço por uma hora e aproveitamos para ir a outros mirantes que não havíamos conhecido. E já pedimos para deixar a gente no nosso hotel do final do passeio.

Andar de Tuk-Tuk é uma experiência muito divertida, o dia estava lindo e conseguimos observar melhor os bairros mais locais e ver a movimentação dos moradores.

Dica para quem quiser aproveitar os pontos turísticos mais centrais de uma forma mais rápida e confortável, mas saiba que não é a maneira mais barata.


Horário de Funcionamento: Manhã, tarde ou noite você poderá encontrar alguém disposto a te levar para passear pela cidade.

Preço: Na nossa época custou 60 euros por uma 1h, para 4 pessoas (2016)

Pesquisando na internet encontramos vários preços disponíveis, de 40 Euros para 2 pessoas a 180 Euros. A melhor coisa é ir até o local e negociar o valor. Caso você goste de se planejar, existem diversos sites que vendem o ticket antecipado.

Endereço: Praça Martim Moniz - 1100-341 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Miradouro Nossa Senhora do Monte

Considerada por muitos locais a vista mais bonita e completa de Lisboa, aproveitamos para encerrar nossa viagem pela capital, com esse incrível mirante. Inaugurado em 1147, junto com a capela da Senhora do Monte, situada em um dos pontos mais altos do bairro da Graça, você poderá observar o castelo de São Jorge, o Rio Tejo e a Baixa Lisboa.

O miradouro também é ótimo para apreciar o pôr do sol e tem espaço reservado para colocar os famosos cadeados do amor. Se for um dia de calor, você vai encontrar uma sombra refrescante entre os ciprestes e oliveiras que adornam o local.

Miradouro Nossa Senhora do Monte

Horário de Funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Largo Monte, 1170-107 Lisboa, Portugal

Nossa avaliação

Caro:




Na:







Dicas de compra


Primark

Loja de departamento com roupas baratas e em sua maioria de qualidade. Tem para todos os gostos, feminino, masculino e infantil. O forte deles é pijama, vale muito a pena comprar um conjunto de verão ou inverno. Se você for fã do Harry Potter, vai encontrar diversas opções de peças e decorações com o tema. Localizado dentro do centro comercial Colombo, ao lado do estádio do Benfica, seu acesso é facilmente feito de metrô, na frente do shopping.


Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10h às 24h.

Endereço: C.C. Colombo, Av. Lusíada, 1550-392 Lisboa, Portugal


Mercados

Uma boa opção para comprar óleo de oliva e vinho barato. Lisboa de forma geral é mais barata que o resto das capitais da Europa Ocidental, então dar uma passadinha nos mercados pode ser uma grata surpresa para comprar desde cosméticos até chocolates como Milka, que no Brasil é muito caro. Um mercado muito comum na capital é o Pingo Doce, fora ter tudo que citei acima com um preço muito camarada, alguns deles oferecem serviço de restaurante, servindo pratos completos por menos de 4 Euros. Vale a pena se estiver por perto programar uma refeição no local para economizar, mas fique atento aos horários, pois não é o dia inteiro que é disponibilizado este buffet.



Como se locomover

Composto por metrô, trem e ônibus, o sistema é muito simples de ser usado. Na compra de uma passagem individual (metrô e ônibus) você paga 2 Euros, tem a validade para qualquer baldeação no período de 60 min. O cartão transporte custa 0,50 Euros e tem validade de 1 ano. Você pode adquirir o passe que dura 24h, que te dá acesso a metrô e ônibus ilimitado por 6,45 euros, mas você vai precisar calcular se compensa no seu caso. Se quiser incluir no passe de 24h os trens que vão para Cascais, Sintra ou Belém, o passe fica 10,70 Euros.

O sistema é muito simples, tanto as passagens individuais como o cartão podem ser adquirido em qualquer estação de metrô, nas máquinas eletrônicas ou com atendente nos quiosques.

Atenção: Você deve passar o cartão ou passe na entrada e na saída e ele é de uso individual. Lembre-se que o google maps é uma ferramenta muito útil, se você tiver internet disponível, veja o trajeto e os melhores horários para planejar sua rota.


Para ver horário e mapas da linha que você possa precisar veja no site oficial.



Onde se hospedar

Optamos por um hotel mais centralizado, onde pudéssemos fazer alguns passeios a pé, o escolhido foi o HF Fénix Music. O café da manhã deles é excelente, se você assim como nós também prioriza começar o dia com um bom café, recomendamos. O quarto é bem espaçoso e limpo, os funcionários foram prestativos e atenciosos.

Lisboa oferece diversas opções boas e baratas, então pesquise de acordo com seu gosto e bolso. Utilize o booking para fazer sua reserva.


Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:








Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

CaroNa Irmãs Pelo Mundo

Powered and secured by Wix

bottom of page