Localizada no meio da Bélgica, a cidade é famosa pelos seus chocolates, batatas fritas, cervejas e principalmente pelo seu papel na política global. Bruxelas tem uma atuação importante como cidade sede da União Europeia. Vem de CaroNa para conhecer esse charmoso lugar.
Idioma
Francês e Holandês (mas praticamente todos os lugares falam inglês)
Moeda
Euro
Quando ir
Todas as estações tem seu encanto, sempre vai depender da sua preferência e disponibilidade. Fomos no inverno, então sofremos um pouco com o frio e com a luz do dia que acabava mais cedo. Mas é uma cidade que oferece diversas atrações para cada clima. Importante lembrar que na primavera e no outono são épocas fora da alta temporada, tende a ser mais tranquilo nos pontos turísticos e os hotéis ficam mais baratos.
Máximas e Mínimas
Primavera 21°C – 5°C
Verão 23°C – 11°C
Outono 21°C – 5°C
Inverno 7°C – 1°C
Como chegar
Não existe voo direto para Bruxelas saindo do Brasil, então provavelmente você terá que fazer uma conexão em outro país da Europa. Mas se você já estiver em algum país próximo é muito fácil a locomoção, basta pegar um trem ou ônibus. As estações estão no centro da cidade, não precisando fazer um grande deslocamento até sua estadia.
Fizemos nosso trajeto de Paris para Bruxelas de trem com a empresa Thalys levou em média 2 horas, a viagem foi super rápida e tranquila. Se você quiser economizar e não se importar com uma viagem um pouco mais demorada, recomendamos fortemente a empresa de ônibus FlixBus, eles sempre oferecem ótimos preços.
Primeiro dia
Chegamos na hora do almoço então aproveitamos a tarde para visitar alguns lugares, já que nosso tempo era curto e ficamos apenas dois dias inteiros, não podíamos perder a oportunidade.
Grand Place
Considerada por muitos como uma das mais lindas praças do mundo. A Grand Place fica bem no centro de Bruxelas, um lugar todo cercado por construções belíssimas no estilo gótico, barroco e renascentista. A praça se tornou patrimônio mundial da UNESCO em 1998. Por lá pode-se encontrar um pouco de tudo: restaurantes, museus, diversas lojas de chocolates, estabelecimentos de cervejas artesanais, bancas de souvenirs.
Na época do verão cerca de 120 voluntários constroem um gigantesco tapete de flores formado por aproximadamente 5.000 mil begônias e dálias, chegando a ficar com 75 metros de comprimento por 24 metros de largura. Se você for nessa estação, fique atento pois esse evento dura somente 3 dias, devido as flores começarem a murchar (geralmente próximo dos dias 12 a 15 de agosto). Lembrando que essa festividade ocorre de dois em dois anos.
Fomos em dezembro, nessa época acontece um show natalino de luzes e som que ilumina toda a praça, projetando diversas imagens nas construções. Esse espetáculo acontece todos os dias ao anoitecer a cada 30 minutos, é simplesmente imperdível. Todo ano possui um tema diferente, normalmente inicia em novembro e vai até janeiro.
Ainda conta com uma enorme árvore de natal de aproximadamente 18 metros de altura, enfeitando a praça junto com um majestoso presépio.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Grote Markt, 1000 Brussel, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Manneken Pis, Zinneke Pis e Jeanneke Pis
São famosas estátuas espalhadas pelo centro de Bruxelas. A principal delas é o Manneken Pis símbolo da cidade com cerca de 60 centímetros de altura, o tamanho é um pouco decepcionante. Não espere algo surpreendente dessas estátuas, são apenas um menino, um cachorro e uma menina fazendo xixi, em diferentes lugares da capital.
A cidade super adotou o garoto, por onde você passar vai se deparar com diversos produtos feitos do Manneken Pis, até mesmo uma estátua de chocolate. Nas diferentes épocas do ano vestem o garoto com uma roupa comemorativa representando a data do momento, no Natal ele é vestido de vermelho com um gorro de Papai Noel.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço das três estátuas:
Manneken Pis - Na esquina da rua du Chêne com a rua de I’Etuve
Zinneke Pis - Rue des Chartreux 35, 1000 Bruxelles, Bélgica
Jeanneke Pis - Imp. de la Fidélité 10-12, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Galerias Saint Hubert
A galeria tem aproximadamente 200 metros de comprimento e 8 metros de altura, coberta por uma enorme cúpula de cristal onde permite que a luz do dia passe, em uma majestosa arquitetura. Além disso, a visita fica ainda mais interessante devido à grande variedade de lojas que pode-se encontrar por lá. Algumas joalherias, bazares de moda exclusiva, restaurantes, cafeterias, os incríveis estabelecimentos de chocolate e até mesmo um cinema e teatro.
Horário de funcionamento: 24h (a galeria fica aberta, mas as lojas não)
Preço: Gratuito
Endereço: Galerie du Roi 5, 1000 Brussel, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo dia
Decidimos visitar tudo que era possível fazer a pé e grátis na cidade, se você só tiver dois dias assim como nós, aproveite para fazer um bate e volta para Bruges, não fizemos e acabamos nos arrependendo, pois em todos os lugares que vimos, falaram que é um passeio incrível.
Catedral de São Miguel e Santa Gúdula
A Catedral de Bruxelas em estilo Gótico é uma imponente construção situada a 8 minutos a pé da Grand Place, é a Igreja Católica mais importante da Bélgica. Fácil acesso se estiver no centro da cidade, entrada gratuita se não visitar a escavação arqueológica, cripta e o tesouro da catedral.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta 07h às 18h | Sábado e domingos 08h às 18h
Escavações arqueológicas: Todos os dias das 08h às 18h.
Cripta românica: Necessário agendamento
Tesouro: Terças das 10h às 12h30 e das 14h às 17h | Quarta das 10h às 12h30 e das 14h às 17h | Sábado das 10h às 12h
Preço: Gratuito
Escavação: 1 Euro
Cripta: 3 Euros
Tesouro: 2 Euros
Endereço: Pl. Sainte-Gudule, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação (Igreja, os demais não visitamos)
Caro:
Na:
Parque de Bruxelas
Também chamado de Parque Real, fica em torno de 7 minutos a pé da catedral de São Miguel, é a maior área de espaço verde da cidade. Um ótimo lugar para fazer um piquenique, caminhar e apreciar a natureza. Se você for no verão fique atento porque sempre acontece vários festivais, concertos e festas ao ar livre. Como fomos em dezembro num dia frio, o parque não estava tão interessante, mesmo assim vale a visita. De lá é possível ver o Palácio Real, nosso próximo passeio.
Horário de funcionamento: Domingo a sábado 06h às 22h
Preço: Gratuito
Endereço: 1000 Brussels, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Palácio Real
No final do parque de Bruxelas, encontra-se o Palácio Real, uma majestosa construção no estilo neoclássico com um charmoso jardim, apesar dos reis não viverem mais no Palácio a décadas, ele segue sendo sede da monarquia belga.
No momento ele se encontra fechado para visitação, mas na época que fomos, os jardins eram gratuitos. Por enquanto não tem novidades de quando vai voltar a abrir, assim que houver maiores informações, colocaremos aqui.
Horário de funcionamento do jardim: 24h
Preço: Gratuito o jardim
Endereço: Rue Brederode 16, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Biblioteca Real da Bélgica
É uma das instituições culturais mais importantes da Bélgica. Atualmente conta com cerca de seis milhões de volumes em 150 km de estantes espalhados por 17 andares.
Se você tiver um tempinho dê uma passadinha rápida para observar a grandiosidade da construção.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado 10h às 17h
Preço: Gratuito
Endereço: Bd de l'Empereur 4, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Igreja Notre Dame du Sablon
Uma imponente construção no estilo gótico datada no século XV, no seu interior pode-se observar belíssimos e grandiosos vitrais que chegam a medir 15 metros de altura e um maravilhoso púlpito de madeira entalhada.
A igreja fica no bairro de Sablon, uma região muito agradável de Bruxelas, onde pode-se encontrar diversas construções antigas, praças, restaurantes e lojas.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às18h | Sábado e domingo das 09h às 18h
Preço: Gratuito
Endereço: Rue des Sablons, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Palácio da Justiça de Bruxelas
Um edifício com 26.000 m² de superfície e 104 metros de altura, construído no século XIX. O Palácio da Justiça é a sede do poder judicial e dos tribunais belgas.
Achamos que não vale a pena a visita em seu interior, a segurança é super rigorosa, ouso dizer que uma das mais extremas que já vimos. Uma vez lá dentro não tem muito o que observar, se você estiver com bastante tempo sobrando dê uma passada.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 17h | Sábado e domingo é fechado
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. Poelaert 1, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Choco Story Brussels
É um dos vários museus de chocolate da região, nele você vai poder participar de uma aula (inglês) sobre o preparo de alguns tipos de bombons, e claro vai poder provar um pouco dessas delícias. Antes de começar o tour na sala de espera, tem uma cascata de chocolate que você pode comer à vontade. Depois da aula você vai fazer uma visita pelo museu conhecendo um pouco mais sobre a plantação e produção do cacau ao redor do mundo.
Se tem um passeio que não pode faltar no seu roteiro em Bruxelas é conhecer um museu do chocolate, afinal é a especialidade deles e tem diversas opções para sua escolha. Para quem ama chocolate é um programa imperdível.
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 10h às 18h (Última entrada às 17h)
Fechado nos dias 1 de Janeiro, 10 a 21 de Janeiro e 25 de dezembro
Preço: 11 Euros
Endereço: Rue de l'Etuve 41, 1000 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Terceiro dia
Mini Europa
É um parque que conta com aproximadamente 350 maquetes feitas em escala 1/25, representando cerca de 80 cidades da Europa. São diversas miniaturas de pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Big Ben e até a própria Grand Place. Tudo é cuidadosamente construído para retratar da maneira mais fiel possível.
Encantador é a palavra que define melhor esse lugar, um passeio imperdível. Ele fica afastado da região central da cidade, precisa pegar um metrô que leva cerca de 20 minutos para chegar até o parque, porém ele fica exatamente ao lado do Atomium, já podendo aproveitar o mesmo passe para conhecer mais uma atração.
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta, sábado e domingo das 09h30 às 18h
Quinta das 09h30 às 21h45 (Fechado nas segundas)
Preço: 16 Euros
Endereço: 1 Rue de la Légion d'Honneur, 75007 Paris, França
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Atomium
Foi construído em 1958 representando o formato de um átomo, são 102 metros de altura com 9 esferas cada uma medindo 18 metros de diâmetro ligadas por 20 tubos. A visita por esse lugar é interessantíssima, fugindo da forma tradicional que normalmente conhecemos as exposições dos museus. São diversas escadas rolantes que passam num túnel que faz a travessia entre uma sala e outra. Lá de cima é possível ter uma vista maravilhosa da cidade. O Atomium sempre conta com exibições temporárias e permanentes.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo 10h às 18h
Nos dias 24 e 31 de dezembro o fechamento ocorre às 16h
Nos dias 1 de Janeiro e 25 de dezembro das 12h às 18h
Atenção: último acesso 30 min antes do encerramento.
Preço: 14 Euros
Se comprar um ticket com acesso também ao mini Europa o preço é 27,70 Euros (somente online).
Endereço: Pl. de l'Atomium 1, 1020 Bruxelles, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Parque do Cinquentenário
Foi construído para comemorar os 50 anos de aniversário da independência da Bélgica. Na praça você vai encontrar um grande arco do triunfo com uma carruagem de bronze ao alto, que foi feita para representar as riquezas do país. Ao longo do passeio, você vai poder notar diversas esculturas e aproveitar para descansar observando a vida local. No fim do ano o parque estava mais vazio devido a baixa temperatura, e as árvores estavam mais secas, mas mesmo assim não deixa de ser um lindo passeio.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: 1000 Brussels, Bélgica
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Parlamentarium
O museu é uma mistura de parlamento e planetário, como o próprio nome já diz. Um local cheio de interatividade e diferente da maioria dos outros museus. Mostra a história da União Europeia, contando com áudio guiado para ajudar a entender as fotos e documentos. É possível aprender como são feitas as leis e conhecer o histórico dos políticos. Ele está localizado a 15 min a pé do Cinquentenário, e o melhor é de graça. Infelizmente quando chegamos já tinham encerrado o expediente, entre natal e ano novo eles fecham antes, fique ligado nisso se você também for nesses dias, isso não é informado no site oficial.
Horário de Funcionamento: Segunda das 13h às 18h | Terça a sexta das 09h às 18h
Sábado e domingo das 10h às 18h
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. du Luxembourg 100, 1050 Bruxelles, Bélgica
Delirium Café
Um barzinho que conta com a maior carta de cerveja do mundo, são mais de 3.000 opções para sua escolha, para quem ama provar cervejas, esse é o lugar. São três andares, cada um com uma temática diferente no estilo rústico, muito frequentado por turistas de todas as idades, apesar da maioria ser jovens. Tem show de banda ao vivo ou música ambiente num volume mais alto, um ótimo lugar para encerrar seu dia. Localizado bem no centro da cidade, na frente da Jeanneke Pis, próximo da Grand Place.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 12h às 3h | Domingo das 12h às 2h
Endereço: Imp. de la Fidélité 4, 1000 Bruxelles, Bélgica
Preço: Gratuito
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Dicas de compra
Primark
É uma empresa irlandesa de vestuário e acessórios, uma gigantesca rede de departamento da Europa. Se você for como nós e também gosta de dar uma passadinha numa loja baratinha, aproveite que em Bruxelas a loja fica bem centralizada, pertíssimo da Grand Place.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado 09h às 19h45
Domingo Fechado
Endereço: 13-15, Rue Neuve, 1000 Bruxelles, Bélgica
Como se locomover
Uma cidade feita para andar a pé, tudo é muito próximo e de fácil acesso da região central. Inclusive a estação de trem, pela qual chegamos na cidade, fica a 5 minutos do centro.
No nosso caso, apenas uma vez foi necessário utilizar o metro. Todas as estações tem máquina para comprar o cartão e carregar com quanto você achar necessário. O passe para uma única viagem custa 2,40 euros. Se você estiver em um número grande de pessoas e for usar até 10 bilhetes, vale a pena comprar o passe com esta quantidade, que custa 15,60 euros. Se em um único dia você for fazer mais de 3 viagens, recomendo o passe diário que é 7,80 Euros.
Fique atento no metrô pois o cartão do transporte tem que ser passado na entrada, e algumas estações não possuem catraca.
Onde se hospedar
Escolhemos se hospedar no Hotel Saint Nicolas devido a ótima localização pertíssimo da Grand Place. Mais além disso o hotel era muito espaçoso, excelente limpeza e ótimo atendimento, logo no check-in eles oferecem bombons para os hóspedes. Tem um excelente café da manhã mas tem que ser pago a parte, não está incluso no preço da diária.
Mas como em toda cidade, Bruxelas também tem diversas opções para todos os gostos e bolsos. No quesito hospedagem, a cidade do chocolate tem vantagem em relação às suas vizinhas Paris e Amsterdã, pois os preços da diária são mais em conta. Recomendamos sempre pesquisar bem antes de decidir.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Commentaires