O Blue Ridge Parkway é um Parque Nacional dos Estados Unidos, conhecido por sua beleza cênica. O Parkway, que é o maior parque linear dos EUA, totalizando 755 km através de 29 condados na Virgínia e Carolina do Norte, liga o Parque Nacional de Shenandoah ao Parque Nacional das Grandes Montanhas Fumegantes.
No percurso não existe semáforo, o limite de velocidade é de 45 MPH, podendo ser menor em alguns trechos, existem guardas no meio do caminho controlando a velocidade, por isso tome cuidado para não ultrapassar o limite da via e acabar ganhando uma multa.
Um caminho perfeito para apreciar a beleza das montanhas e ter uma aventura relaxante. Ao longo do trajeto existem diversas atrações interessantes como: mirantes, cachoeiras, trilhas, museus, entre outras coisas, por isso é impossível fazer a rota inteira em um único dia, então resolvemos parar no meio do caminho e nos hospedamos numa cidade chamada Boone.
Atenção: Em muitas partes do percurso você ficará sem internet, por isso lembre-se de carregar o mapa no celular.
Idioma
Inglês
Moeda
Dólar
Quando ir
Como fica entre dois estados e a altitude é muito elevada, no inverno neva demais, o que acaba causando o bloqueio parcial de algumas partes da Parkway, então com certeza não recomendamos fazer nessa época do ano. Às vezes até na primavera eles fecham alguns trajetos para manutenção, nós fomos no verão e ainda tinha pontos interditados, o que não nos permitiu ver algumas atrações que havíamos anotado, mas isso não torna a rodovia menos interessante, até porque tem muitas outras coisas para serem vistas, por isso, é importante ter em mente que não importa a época, pode ter algumas regiões fechadas, mas claro que a chance disso acontecer é maior no inverno, então se puder vá no verão.
Máximas e Mínimas
Primavera 26°C – 0°C
Verão 31°C – 14°C
Outono 26°C – 0°C
Inverno 11°C – -5°C
Como chegar
É um pouco mais complicado responder essa pergunta, já que vai depender do seu ponto de partida. Vamos falar do ponto mais ao sul que foi onde nós começamos o passeio. O aeroporto internacional mais próximo é o de Atlanta, alugando um carro seria aproximadamente 3h para chegar no ponto inicial da Blue Ridge Parkway - South End, 20 US-19, Cherokee, no estado da Carolina do Norte, se for começar mais ao Norte, já no estado da Virgínia, o endereço é Blue Ridge Parkway - North End, Afton, VA 22920. Em Charlotte, capital da Carolina do Norte, também pode ser uma boa opção para iniciar esta roadtrip, tudo vai depender do que deseja ver neste caminho. Acesse o site oficial e consulte as muitas paradas que existem ao longo do percurso, assim como os trechos que podem estar bloqueados.
Primeiro dia
Mirantes no percurso
Independente do ponto que iniciar a rota cênica, vai existir inúmeros mirantes para parar no caminho, todos eles tem estacionamento na lateral da pista, tornando fácil observar as belas paisagens. A rota é para ser apreciada, então se sentir vontade, pare, mas lembre-se de respeitar as regras e só estacionar o carro onde for permitido, sempre vai haver placas indicando.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Blue Ridge Parkway
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Mirante MT Mitchell
Nesse mirante da Blue Ridge, existe uma estrutura de restaurante, banheiro e para os mais aventureiros, várias rotas de trilhas para serem feitas no parque. O diferencial dele é que não se localiza realmente na estrada cênica, fica a mais ou menos 30 minutos saindo dela, porém a estrutura do local e a altura do mirante compensa. Nós infelizmente pegamos o local com neblina, então não conseguimos ter a vista maravilhosa que existe lá do alto, mas isso é um fator difícil de saber e controlar.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 07h às 22h
Preço: Gratuito
Endereço: 2388 Carolina do Norte 128 Burnsville
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Crabtree Falls
Localizada na milha 339 da rota cênica, essa cascata parecia promissora pelas imagens, uma das mais bonitas para se ver no percurso, mas infelizmente chegamos já no entardecer e a trilha leva de 1h30 a 2h30, por isso achamos perigoso seguir até a cachoeira. A trilha começa no estacionamento, onde pode-se também acampar, uma opção para os mais aventureiros e quem tiver com motor home. A trilha completa tem quase 5km, mas ela é um círculo, se quiser apenas ir e voltar pelo mesmo caminho, é 3km. Fizemos uma parte do percurso, até chegamos a ouvir o barulho de água, mas não avistamos a queda d'água, como estava escurecendo decidimos voltar, mas podemos dizer que a trilha é um pouco cansativa, com muita subida e descida, então se quiser chegar ao final, esteja preparado e não faça como nós, não deixe para fazer no fim do dia. O local tem banheiro, porém não vimos nenhum segurança e a estrutura estava bem velha.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Milha 339, Blue Ridge Parkway
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo dia
Cascade Falls
Começamos nosso segundo dia fazendo a trilha que leva até a Cascade Falls, um local com estrutura para estacionar e com mesas para comer, como chegamos cedo não havia ninguém no local tudo estava bem abandonado. Não conseguimos chegar até o pé da cascata porque a estrutura estava comprometida e a trilha estava bloqueada, mas conseguimos chegar no começo da cachoeira que também tem uma vista bem bonita. A trilha é curta e fácil, leva menos de 30 minutos pra ir e voltar, então vale a pena parar para admirar a natureza do local.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Milha 272, Blue Ridge Parkway
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Mabry Mill
Esta atração que está localizada na 176 da Blue Ridge, era uma das mais diferentes que tem na rota para ser visto, mas infelizmente, devido a bloqueio nas estradas, tivemos que sair dela e para voltar iria demorar muito, então acabamos não conseguindo ver, mas trata-se de uma fábrica com mais de 100 anos e tem um pequena vila histórica que você pode explorar e isso ajuda você a entender como era a vida dos primeiros colonizadores. Se estiver próximo, com certeza vale a pena parar no local, lá também tem restaurante e lojinha de souvenirs.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 17h
Preço: Gratuito
Endereço: Milha 176, Blue Ridge Parkway
Natural Bridge
Como o próprio nome diz, o ponto alto deste local é uma ponte de formação rochosa, sobre um pequeno riacho. A 25 minutos de carro da Blue Ridge, muito próximo da Highway 81, este parque nacional tem uma excelente estrutura de restaurante, banheiros, loja e museu ecológico, tudo em um prédio histórico, que funciona todos os dias das 10h às 18h, com exceção do dia 25 de dezembro que é fechado, possui também um gigantesco estacionamento gratuito.
Esse centro de visitação é um bom local para recarregar as garrafas de água, ou parar para descansar da viagem, mas a atração principal é o parque da Natural Bridge que fica atrás dessa estrutura. Para visitar o parque é necessário pagar entrada, tem que fazer uma pequena trilha, mas saiba que para chegar na entrada precisa descer muitas escadas, o problema disto é que na volta terá que subir, leve isso em conta.
Na trilha, além de ver a maravilhosa ponte Natural, tem uma pequena caverna que todos podem entrar dentro, um riacho com pedras e árvores para sentar e descansar e no final do caminho tem uma incrível queda d'água, mas saiba que não é possível chegar muito perto dela. Em relação ao parque, fique atento aos horários do pôr do Sol, pois no inverno, antes mesmo das 18h já fica proibido a visitação.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h ao anoitecer | Fechado dia 25 de Dezembro
Preço: U$10,00
Endereço: 6477 South Lee Highway, Natural Bridge, VA 24578
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Dicas de compra
A estrada é praticamente deserta, sendo circundada pela mata local, mas existem alguns pontos de restaurantes e lojinhas de souvenirs, é somente isso que irá encontrar ao longo do trajeto.
Como se locomover
O único jeito possível de fazer essa estrada é alugando um carro ou para a galera mais aventureira fazer de motocicleta, também tem os atletas que fazem de bicicleta, mas aí já é necessário ter um outro nível de preparo físico. É importante lembrar que ao longo da rota cênica não tem posto de gasolina, então abasteça antes de entrar nela.
Aluguel de carro
Alugar carro nos EUA é uma tarefa fácil, aqui do Brasil existem diversos site de buscas que utilizam os dados que você fornece, como local de retirada, devolução do veículo, data e horário, para mostrar os melhores preços e modelos. Sempre reservamos com todos os seguros de danos incluídos, fique esperto se você já pagou tudo que era necessário, muitas vezes algumas locadoras tem a mania de cobrar tarifas abusivas na hora de retirar o carro, não aceite.
Atualmente, no aeroporto, existem algumas locadoras que estão trabalhando com totem automático, na nossa última vez reservamos com a locadora Alamo, fizemos tudo através de uma máquina, sem precisar falar com ninguém, o que evita tentarem te empurrar algo que não queira, e não se preocupe pois é possível escolher o português como idioma nessas máquinas. A carteira de motorista brasileira é válida em todo o território americano, não precisa emitir nenhum documento do Brasil, como habilitação internacional, basta levar a CNH física com você.
Observe antes de pegar o veículo, qualquer parte que possa estar estragada no carro, para que isso não seja descontado posteriormente de você. Também é necessário ter um cartão de crédito com limite, normalmente eles cobram uma taxa de 300 dólares, que será reembolsada totalmente se o carro for devolvido no mesmo estada que foi alugado. Se você for devolver em outra cidade que não seja Orlando, pode haver uma taxa de retorno, que foi o nosso caso, devolvemos em Washington, mas se você for devolver em Miami por exemplo não existe essa taxa. Na hora de devolver o carro no local selecionado, não esqueça de encher o tanque, se essa for a política contratada por você.
Uma outra questão importante, diversos estados tem vários pedágios, então precisará ter o equipamento de cobrança automática, a empresa cobrará um valor por dia do aluguel desse equipamento mais o valor dos pedágios que você for passar, mas não se preocupe porque é um valor bem baixo para ter esse aparelho. Quando for alugar, leve esta questão em conta, a Alamo, por exemplo, onde alugamos, só cobra o valor do aparelho nos dias que for utilizado.
Onde se hospedar
Resolvemos nos hospedar no meio do nosso caminho que ficava na cidade de Boone, nosso hotel foi o La Quinta by Wyndham Boone, aquele estilo de hotel básico de rede, nada quiche, porém com o necessário. O quarto é relativamente espaçoso, tem geladeira e micro-ondas, algo bem comum para o padrão americano e com café da manhã também incluso, porém nada de especial, somente o básico, ovos mexidos, mas achamos bem artificial, iogurte, uns bolinhos e waffle para fazer na máquina, além de pães, umas frutas e claro café, leite, suco e chá.
O hotel é bem comum mas serve ao propósito de passar apenas uma noite, então caso queira um preço barato, recomendamos este hotel.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não vai custar nada a mais no seu bolso:
Comments