top of page

O que fazer no Deserto do Atacama

Considerado o deserto mais seco do mundo, quase predominantemente localizado no Chile, o Atacama é com certeza um dos destinos mais lindos e surpreendentes que já visitamos. Apesar do nome deserto, as paisagens irão surpreender e impressionar, é possível conhecer diversos lugares bem diferentes como: termas, lagoas, vulcões, geiser, montanhas coloridas e diversas formações rochosas que são um verdadeiro cartão postal. 

Nós ficamos apenas 3 dias e meio, mas achamos que para aproveitar bem seria ideal ficar uns 5 dias. Para explorar este paraíso, você terá que ficar hospedado na pequena cidade de São Pedro do Atacama, uma região repleta de restaurantes, lojas, agências de turismo, casas de câmbio e hotéis para todos os bolsos e gostos. Em relação ao câmbio, tem vários pontos no centrinho da cidade para realizar a transação, pode levar tanto real como dólar ou euro para trocar. 

Existem diversas empresas que realizam os passeios, o que muda basicamente de uma pra outra é a qualidade do veículo, a comida oferecida e claro o preço, tudo vai depender de quanto você está disposto a pagar. Outra opção é alugar um carro e fazer por conta própria, porém não recomendamos, a não ser que você conheça muito bem os locais, achamos que a experiência será muito mais segura, confortável e completa, contratando agências para realizar os tours, mas claro isso é muito pessoal, cada um sabe qual é a melhor opção para si.

Atenção: Um quesito importantíssimo que pode transformar sua experiência incrível em algo ruim é a altitude, muitos passeios são de 3000 m acima do nível do mar, para mais, como o trekking no Vulcão Lascar que tem altitude de 5592 m, então beba muita água, mastigue folhas de coca (alivia muito) e não faça movimentos muito rápidos, vai faltar ar e você poderá ficar enjoado, outra sugestão é fazer primeiro os passeios com menor altitude e ir habituando o corpo para o ar rarefeito. Não esqueça do protetor solar, mesmo nas altas altitudes e estando frio, o sol é muito forte e queima mesmo.


Idioma

Espanhol 


Moeda

Peso Chileno



Quando ir

Por se tratar de um deserto, durante o dia é quente e a noite esfria bastante independente da época do ano, então é necessário levar estilos diferentes de roupas, tanto para o calor como para o frio. A chuva é quase inexistente no Atacama, o mês que apresenta maior incidência pluviométrica do ano é Janeiro, ainda assim é bem baixo. 

A umidade relativa do ar é bem baixa, por isso é necessário ter os cuidados como levar colírio para os olhos e algum spray para o nariz. É importante saber quais passeios deseja fazer, pois durante o inverno alguns lugares com altitude maiores não podem ser feitos por causa da neve, outro fator que precisa ser levado em consideração são os valores, no período do verão a região fica muito mais cheia e consequentemente mais cara, porém todos os passeios poderão ser feitos. Épocas boas são sempre o outono e primavera que possuem valores menores e a cidade fica menos lotada.


Máximas e Mínimas

Primavera 25°C – 3°C

Verão 27°C – 11°C

Outono 24°C – 3°C

Inverno 20°C – 0°C



Como chegar

Não existe aeroporto em São Pedro do Atacama, então você terá que chegar pelo aeroporto mais próximo, que fica na cidade de Calama, lá vai precisar contratar um transfer ou alugar um carro para ir até a cidade do Atacama, trajeto de aproximadamente 1h e 20min, é um caminho bem tranquilo de fazer, recomendamos por comodidade e facilidade ir de transfer, é muito mais prático. Para chegar de avião em Calama, terá que fazer conexão no aeroporto de Santiago, pois saindo do Brasil não existe voo direto. 



Primeiro dia


Terma de Puritama

As Termas de Puritama ficam no meio de um cânion, cercado de montanhas, a 3.500 metros de altitude, á 1h de São Pedro de Atacama, é surpreendente como um deserto pode ter um paraíso de águas quentes bem no meio dele, e o melhor com uma vista deslumbrante ao seu redor. 

São 7 piscinas termais, com temperaturas que variam entre 32 a 34 graus. Entre as piscinas existem passarelas de madeira, estrutura de vestiário, banheiros, armários e uma área com mesas para refeições. Uma dica importante é levar cadeado para o uso dos armários, nós não sabíamos disso e tivemos que ficar carregando nossas bolsas para todos os lados e ficar de olho nelas enquanto estávamos na água. Uma outra informação importante é ter sempre sua toalha próxima, pois o choque térmico que você sente saindo da água e pegando o ar frio do local é grande, mesmo no verão. 

Para fazer o passeio para as termas você tem várias opções de empresas, o que muda é o valor, nós pagamos 25.000 CLP por pessoa (sem o valor da entrada) com a empresa Denomades, mas ela não é de luxo, então você não terá massagem, lanchinho com direito a champagne e roupão, é só o transfer mesmo, se tiver disposto a pagar para ter essas comodidades, recomendamos a empresa da FlaviaBia.

Esse passeio pode ser feito em dois horários, no período da manhã às 8h ou a tarde às 13h, com duração de aproximadamente 4h, entre transfer e ficar nas termas. Outra forma é fazer por conta própria, caso você tenha alugado um carro. O bom da empresa  Denomades é que eles possuem acesso a um estacionamento mais perto das termas, então você não precisará andar morro acima na ida nem na volta.

Esse com certeza é o passeio mais relaxante para fazer na região, uma atração para descansar e aproveitar a natureza e que agrada todas as idades, não deixe de visitar esse local.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 17h30

Fechado nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Preço: 30.000 CLP (entrada + valor do transfer)

Endereço: Ruta, Guatin, San Pedro de Atacama, Chile

Nossa avaliação

Caro: 




Na:





Astronômico

É a visita em um observatório de estrelas que fica a 6km de São Pedro do Atacama. A empresa contratada pega as pessoas no hotel e traz de volta. Chegando lá as pessoas são divididas em dois grupos: inglês e espanhol, infelizmente não tem em português, então terá que saber um dos dois idiomas.

O guia dá uma mini aula sobre o universo das estrelas e das constelações, além de podermos observar o céu através de um telescópio de alta qualidade que existe no local. Após esta explicação que dura aproximadamente 1h, é servido um lanchinho simples, porém gostoso, uma bebida quente que ajuda muito a se esquentar  no frio da noite. 

Sinceramente só recomendamos esse passeio para as pessoas que realmente gostem desse assunto, porque é meio cansativo ficar no frio ouvindo o guia falar por 1h sobre o universo das estrelas, a imagem do céu estrelado é realmente lindíssimo, mas pode ser visto também do centrinho da cidade.

Fechamos o passeio com a empresa Astrotour, mas existem outras empresas que fazem também e o preço é basicamente o mesmo. Se você for fazer não esqueça de levar touca, cachecol e um casaco de frio.

Horário de funcionamento: Tour de setembro a abril das 21h às 23h30

Tour de maio a agosto das 20h às 22h30

Não tem tour nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro

Preço: 30.000 CLP (transfer, guia e lanche)

Endereço: ayllu de Checar, San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Nossa avaliação

Caro: 




Na:






Segundo dia


Monges del Altiplano

Assim como muitos outros passeios, a agência buscará você no seu hotel. Uma observação, esse passeio fizemos com a empresa FlaviaBia, porém os valores deles são bem mais altos que outras empresas como a Denomades, no qual o passeio tem o nome de Rota dos Salares,  na FlaviaBia o nome é Monges del Altiplano.

A primeira parada do passeio foi no mirante Licancabur, um vulcão que fica na divisa do Chile com a Bolívia, onde foi servido um maravilhoso café da manhã, com uma vista extraordinária (outras agências também servem café, porém bem simples). Durante o percurso pudemos observar a fauna e flora local, com muitas lhamas, vicunhas e guanacos. 

Seguimos para o leste do deserto em direção aos Andes, nossa próxima parada foi o mirante La Pacana e depois seguimos rumo aos Monjes de La Pacana, enormes pilares de pedra que se erguem solitários no meio do deserto. Aqui o Guia explica um pouco sobre a formação e depois você anda um pouquinho na região, mas não se esqueça da questão da altitude, é importante se hidratar e se possível no café da manhã tomar um chá de coca, que ajuda bastante. Percorrendo o deserto você perceberá a paisagem se modificando durante o percurso, um lugar realmente incrível. A última parada foi para observar o Salar de Aguas Calientes e finalizamos o passeio com um delicioso almoço no Salar de Quisquiro, bem próximo à divisa com a Argentina ficando a mais de 4000m de altitude. A principal diferença de fazer com a empresa da FlaviaBia, além da exclusividade (estávamos em apenas 4 pessoas no carro), é o almoço que as outras agências não oferecem.

A volta segue direto para São Pedro, numa viagem de um pouco mais de 2h. O passeio é incrível, com vistas lindíssimas, mas é importante ressaltar que não existe estrutura de banheiro, então o jeito é usar uma moitinha que encontrar no caminho. Use protetor solar, apesar do frio o sol é muito forte e você pode se queimar. Neste passeio não existe ticket para entrar nos locais, então o valor é apenas o cobrado pela agência.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h30 às 16h

Não tem tour nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro 

Preço: R$ 1.008

Endereço: San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Valle de la Luna

Chegando do Tour dos Monges del Altiplano, fomos direto para o ponto de encontro onde sairia o ônibus do nosso próximo passeio (sim deu tempo de fazer essas duas atrações no dia), desta vez optamos pela empresa Denomades, que custou 29.000 CLP por pessoa. 

A excursão começa saindo de San Pedro do Atacama passando pela Cordilheira do Sal, o lugar mais árido do mundo, em direção a um dos pontos mais pitorescos, o Vale da Lua. Cruzamos o vale, visitando as conhecidas formações rochosas: as Tres Marías, o Cano e o Anfiteatro, tudo isto com um guia bilíngue (inglês e espanhol) explicando sobre a região. A paisagem vai fazer você se sentir como se estivesse em outro planeta.

Saindo do vale, vamos todos assistir ao pôr do sol no mirante de Licarantay e apreciar o deserto mudando de cor em um verdadeiro espetáculo da natureza. Algumas empresas oferecem coquetel após o pôr do sol, então fique atento na hora de escolher a agência, mas saiba que custa a mais para ter esse luxo.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 15h30 às 20h30

Fechado nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro 

Preço: 10.800,00 CLP entrada + empresa contratada 

Endereço: San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Nossa avaliação

Caro:




Na:









Terceiro dia


Centro de São Pedro do Atacama

Aproveitamos uma manhã sem passeios para bater perna no charmoso centrinho da cidade, não tem muito o que se fazer, apenas conhecer a Igreja San Pedro, construída pelos jesuítas espanhóis no início do século XVIII, que não abre nos finais de semana e durante semana está aberta apenas das 10h30 às 13h. 

É interessante bater perna nas ruas e observar a arquitetura rudimentar, visitar as várias lojinhas de artesanato local, comprar alguma lembrancinha e aproveitar para pesquisar restaurantes, tem uma variedade até que grande de opções, com preços e estilos bem diferentes. Caso não tenha fechado os passeios ainda, na rua principal vai ter muitas agências oferecendo os serviços.

Horário de funcionamento: Todos os dias (horários variáveis de acordo com os estabelecimentos) 

Preço: Gratuito

Endereço: Caracoles 362, San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Lagoa Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche

Assim como o vale da Lua, para este passeio não buscam no hotel, a concentração acontece num ponto central de São Pedro, a duração é em torno de 5h, retornando no mesmo ponto, após o pôr do sol. 

A primeira parada é a Lagoa Cejar, um lugar para admirar a estonteante beleza da natureza e depois entrar na Laguna Piedra que possui alto teor de sal, onde você não afunda de jeito nenhum. A água é levemente fria, então no inverno torna-se um pouco difícil fazer esse passeio, mas claro escolher entrar ou não é de cada um.

O local possui estrutura de banheiro e chuveiros, porque é impossível sair da lagoa e não querer correr tomar banho para tirar todo aquele sal do corpo. Recomendamos muito levar toalha se for entrar na lagoa. Se fizer esse passeio com empresas mais caras, eles dão roupão e lanchinho à beira do lago. Depois de quase 1h no local, retornamos para o ônibus e seguimos para Lagoa Tebinquiche, uma observação aqui, nosso passeio deve uma ordem diferente do atual que a empresa Denomades faz, agora primeiro eles vão nos Ojos del Salar e depois em Tebinquinche, mas como fomos em 2019 foi alterado o cronograma. 

Chegando na laguna Tebinquiche o guia faz uma breve explicação sobre a formação dos lagos, enquanto andamos por um caminho contemplando a quantidade de sal condensado que chega a parecer neve, flamingos também podem ser observados no local, é realmente uma visão extraordinária.

Depois, para finalizar fomos nos Ojos del Salar, dois poços de água doce profunda no meio do deserto, o interessante é que os dois lagos estão cercados de areia por todos os lados. Aqui ficamos até o pôr do sol, um dos mais lindos que já vimos na nossa vida, na época a empresa serviu um coquetel, mas parece que esse serviço não é mais oferecido. 

Esse é aquele tipo de passeio que você vai lembrar por toda a vida, não pode faltar no seu roteiro de jeito nenhum.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 14h às 19h (exceto na terça)

Fechado nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro  

Preço: 44.000,00 CLP tour + 5.000,00 CLP ingresso Lagoa Tebinquiche 

Endereço: San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Nossa avaliação

Caro:




Na:








Quarto dia

Piedras Rojas e Lagoas Altiplânicas

Este passeio foi o mais longo que fizemos com aproximadamente 11h de duração, a empresa passou nos pegar no hotel. A primeira parada foi na Lagoa Chaxa, um lugar para observar os flamingos, fazer uma pequena trilha com informações sobre a fauna e a flora local, depois disso, na própria estrutura do lugar foi servido o café da manhã, mas temos que ser sinceras, o café foi péssimo, pão duro, nada pra passar nele, sem opção de um bolinho ou algo do tipo, não tinha quase nada para escolher, talvez isso possa ter mudado mas é bom ir sabendo. 

Seguimos em direção às lagoas Altiplânicas Miscanti e Miñiques, parando em um vilarejo no caminho chamado Socaire, onde o guia conta um pouco sobre a forma de subsistência do povo local. Seguindo o caminho, um pouco mais a frente fica a famosa rota 23, o guia estaciona para todos fazerem a clássica foto com as cordilheiras ao fundo no meio da estrada. 

Chegando primeiro em Miscanti que é a lagoa maior, fizemos uma trilha demarcada até a lagoa Miñique, bem menor, porém de um azul inigualável, a beleza do lugar é realmente espetacular.

Depois partimos em direção ao ponto alto do Atacama, as Piedras Rojas, não temos palavras para descrever a paisagem do local, simplesmente magnífico. Infelizmente, só pode ser observada de um mirante, por problemas de mau uso dos turistas e questão ambiental foi proibido andar por cima das pedras. 

Retornamos para São Pedro do Atacama, fazendo uma breve parada para outra foto clássica na placa do Trópico de Capricórnio. Quando fizemos o passeio, havia almoço incluído em um restaurante, mas agora a agência Denomades só entrega um kit. 

Um passeio imperdível no Atacama, talvez o mais bonito de todos, é tanta beleza que fica até difícil escolher, mas não deixe de conhecer esses lugares, reserve pelo menos 1 dia inteiro.

Horário de funcionamento: Todos os dias das  07h às 18h

Fechado nos dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Preço:  64.000,00 CLP tour + 8.000,00 CLP ingresso Lagoa Chaxa 

Endereço: San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Nossa avaliação

Caro:




Na:








Dicas de compra

Tirando as lojinhas de produtos locais e souvenirs, não existem lojas de grandes marcas, só artesanais mesmo, mas sinceramente não achamos que faz falta, na verdade não ter as grandes redes torna o lugar muito mais charmoso, tem alguns mercadinhos com os produtos básicos, caso tenha esquecido algo ou queira comprar água e snacks.




Como se locomover

Não existe transporte público em São Pedro do Atacama, o centro da cidade pode ser feito todo a pé e os demais passeios precisa contratar agências, quase nada é acessível a pé, no máximo se quiser se aventurar de bicicleta por exemplo, dá para ir até o vale da Lua, mas tenha em mente que precisa estar com o condicionamento físico em dia, porque não é tão fácil assim.




Onde se hospedar

Escolhemos se hospedar no Hostal Pablito 2, que fica a apenas 900 metros da rua principal, perto de tudo. O hotel é muito pequeno, tem apenas 4 quartos, mas são super confortáveis, inclusive uma das melhores camas que já dormimos na vida, tudo limpinho e novinho. O café da manhã é simples, mas tem o necessário. Se você procura um hotel com ótimo custo benefício pertinho do centro, recomendamos muito esse lugar.


Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page